Prefeitura de Grama realiza curso sobre avaliação e intervenção de crianças com TEA

A Prefeitura de São Sebastião da Grama, por meio do departamento municipal de Educação realizou nos dias 05 e 06 de abril, um curso de 16 horas sobre avaliação e intervenção de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA.

A organização  do curso foi feita pelo Programa de Fortalecimento e Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem (F.A.D.A.) que tem como intuito avaliar, programar ensino, orientar pais e professores de crianças com diagnóstico de TEA.

O curso foi desenvolvido com base na Análise Aplicada do Comportamento, popularmente conhecido como ABA (Applied Behavior Analysis), área de conhecimento com maior número de evidência de tratamento para o Autismo.

O público do treinamento foram professores da Educação Infantil e Fundamental 1, acompanhantes terapêuticos e coordenadores das escolas. Professores são uns dos primeiros profissionais que as crianças têm contato, nesse sentido, capacitá-los a identificar sinais de risco para o desenvolvimento é fundamental para uma intervenção precoce.

Adicionalmente, a escola é um contexto rico para aprendizagem com crianças que já foram diagnosticadas com TEA. Esse é um importante passo para uma inclusão verdadeiramente eficiente.

O curso foi ministrado pela Dra. Christiana Gonçalves Meira de Almeida, Psicóloga - CRP 06/86297, com formação em neuropsicologia pelo Departamento de Neurologia (HCFMUSP), especialização em Psicologia da Saúde (UNESP), mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UNESP). Doutora em Psicologia (UFSCar) com estágio de doutorado pela The University of Kansas.

Prefeito Ricardo Florido e vice João Andrade