Dia Mundial da Água

A Prefeitura Municipal de São Sebastião da Grama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente em parcerias com a “Escola Complexo Educacional Cidade do Futuro” e Águas de São Sebastião da Grama, comemoraram na última sexta-feira, 22 de março, o dia Mundial da Água.

As atividades foram iniciadas ao longo da semana pela escola que promoveu sensibilizações quanto ao uso racional da água e sua importância no mundo atual. Foram desenvolvidos vídeos educativos, jograis, teatro, danças, concurso de desenho e frases e experiências, todos claro, projetos desenvolvidos pela escola.

A empresa “Águas de São Sebastião da Grama”, principal apoiadora do projeto, recebeu os alunos da rede municipal no dia 20 de março (quarta-feira) para uma visita nas instalações, promovendo um trabalho de Educação Ambiental de extrema importância. Destacou-se a preservação de nascentes, a limpeza, manutenção e as etapas do tratamento da água. Diferente dos anos anteriores à empresa promoveu uma maior interação com os alunos, permitindo que alguns realizassem uma parte do tratamento, através da adição de sulfato de alumínio, que gera a etapa de floculação.

Sugerido pela professora de Meio Ambiente , Camila Luvizaro Lorca e a Coordenadora Silvia Elena Trevisan Lotti, a escola ainda elaborou um sistema simples de captação de água da chuva, através de tambores. O projeto idealizado pelas educadoras  contou com o apoio da Coordenadoria de Meio Ambiente e a empresa Águas de São Sebastião da Grama, que prontamente cedeu a “bombinha sapo” para conclusão do projeto e foi um sucesso. Naturalmente é uma estrutura de montagem simples, porém de uma didática importantíssima em razão de passar para os alunos um conceito de utilização da água da chuva para lavagem de diversas áreas da sua casa, economizando muita água e gastando pouco, ajudando o meio ambiente.

A Coordenadoria de Meio Ambiente agradece a presença do Prefeito Municipal, Dr. Ricardo Florido, o departamento de Educação e o apoio e iniciativa do “Complexo Educacional”, disponibilizando seus funcionários, espaço e principalmente a disposição para colocar um tema tão importante em destaque mais uma vez. Também, agradecemos a empresa “Águas de São Sebastião da Grama”, que sempre nos apoia nos projetos de Educação Ambiental e a empresa “Tok Botânico”, que gentilmente nos cedeu os galões para o projeto.

Os alunos ganhadores do melhor desenho foram João Pedro Aureliano Soares e João Vítor da Silva Leopoldino, ambos do 5° ano e as melhores frases foram feitas pelos alunos Gustavo Daniel Ramos Rocha e Evilin Mariano Ferreira do 4° ano.

Ressaltamos que a Educação Ambiental é a principal ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e futuros críticos para minimizar os inúmeros problemas enfrentado pelo Meio Ambiente, não só em nossa cidade, mas também no âmbito mundial.