Aulas Práticas de Educação Ambiental são destaque na Escola Pólo

Versão para impressãoEnviar por emailVersão PDF

As aulas de ações de Educação Ambiental são realizadas na Escola Polo “Dona Mathilde de Carvalho Dias”, zona rural, desde 2009. Porém, a troca de gestão pública, na maioria das vezes, prejudica seu bom andamento. A partir da gestão atual, reforçamos os trabalhos com os professores e comunidade local.

No ano de 2018, as aulas práticas de Educação Ambiental na estufa atingem em média, 150 alunos, que passam pelas aulas teóricas em salas de aulas e depois, juntamente com orientações do professor, vão até a estufa realizar as atividades.

O envolvimento das crianças é alto e são atingidas crianças do Ensino Infantil até o Ensino Fundamental I, ou seja, 2 a 10 anos de idade, praticamente todos os alunos da unidade escolar, ampliando o número de aulas e crianças.

As aulas envolvem também parcerias anuais com a empresa Syngenta e Melita, que disponibilizam cartilhas e palestras com os alunos, abordando temas como sustentabilidade, uso de agrotóxicos e educação ambiental informal. .

Pretende-se ao longo dos anos, intensificar as aulas, propondo novas parcerias com demais setores públicos, como o setor de agricultura e saúde (nutrição). O número de crianças é relativamente baixo em razão da unidade escolar estar situada na zona rural, onde a evasão acontece de ano para ano.

O local apresenta uma estufa agrícola, onde são propostas aulas e visitações de alunos e comunidade a fim de aprenderem sobre plantio orgânico e conceitos básicos de sustentabilidade, como economia de água e importância de mata ciliar.